USP cria MBA de varejo e consumo



28 de março de 2017
por: Marcela Leone

O varejo ganhou mais espaço na Academia. E de peso: a USP lançou o MBA Varejo e Mercado de Consumo. As aulas são online e a certificação é da USP/Esalq. O curso tem duração de 18 meses e a primeira turma inicia no próximo dia 25 de abril.

O curso é on-line e uma oportunidade para executivos, empreendedores de conhecer a fundo como funciona o setor, as tendências e os desafios - Foto: Shutterstock

O curso ̩ on-line e uma oportunidade para executivos, empreendedores de conhecer a fundo como funciona o setor, as tend̻ncias e os desafios РFoto: Shutterstock

O MBA é uma oportunidade para executivos de média gerência, empreendedores e profissionais interessados por conhecer o setor, sua cadeia, os desafios pelos quais passa e as oportunidades que ele gera, segundo explicou à NOVAREJO o coordenador do curso, professor Marcos Luppe.

“O curso começa falando sobre as tendências e o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Temos o desafio de manter ele sempre atualizado, com as discussões que acontecem pelo mundo”, disse.

Os temas abordados vão desde gestão, economia, finanças, Recursos Humanos, gestão de ponto de venda, mídias sociais e estratégia – dentre outros temas relevantes para o setor. “Procuramos nos cercar para o que está em voga. Quando a gente fala de varejo existe uma percepção errada de que varejo é apenas a empresa que atua na ponta, o ponto de venda, mas o curso vai mostrar que varejo é a cadeia como um todo”, diz.

O aluno terá acesso a um conteúdo abrangente, que mostra os impactos do cenário econômico, da gestão de pessoas e do e-commerce na atividade do varejo. “O aluno vai deixar de focar só no negócio e vai entender que outros temas estão bastante ligados ao varejo”, afirma o professor.

O curso terá aulas online ao vivo. O aluno terá de ir até a Escola da USP, em Piracicaba (SP) apenas para apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso.

Marcos Luppe, coordenador do novo MBA: “há carência de profissionais qualificados no setor”.

Marcos Luppe, coordenador do novo MBA: “há carência de profissionais qualificados no setor”.

Crescimento e representatividade
Este não é o primeiro curso focado em varejo. Contudo, é o primeiro 100% online, o que amplia a capilaridade. “As iniciativas que existem estão no eixo Rio-SP. Isso sem contar que um curso da USP vai entregar conteúdo de verdade. Quando pensamos em mercado de trabalho, uma certificação da Universidade de São Paulo tem peso”, afirma,

O que levou a instituição a criar o MBA também foi a carência cada vez maior do setor por profissionais qualificados. “Apesar de o varejo ter sofrido muito nos últimos três anos com a crise, a gente não pode esquecer que o setor cresceu muito na décade de ouro, desde 1994”, diz. “Diferentemente de outros setores, como bancos ou mesmo indústria, há muita carência de mão de obra qualificada, ainda mais de nível gerencial”, explica.

A ideia é que ao fim do curso, os profissionais tenham uma visão ampla e aprofundada do setor de forma a entender estratégias mais eficazes para o negócio. “A parte conceitual é importante. Se ele fizer um curso desse, ele vai ter maior assertividade e certeza de suas decisões em um mercado cuja concorrência está cada vez mais forte e diferente. O mercado mudou rapidamente e os consumidores estão mais exigentes”, afirma Luppe.

Inscrições
As inscrições para o curso ainda estão abertas no site do curso.
Para quem quiser mais informações, acesse aqui ou envie e-mail para comunica@pecege.com.

Fonte: NoVarejo | Fotos: reprodução 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *