Quem escolhe a cor do ano da Pantone?



18 de dezembro de 2017
por: Marcela Leone

Anunciamos na última semana a cor eleita pela Pantone para 2018: o roxo Ultra Violet, que resgata o espírito de futurismo e certo ar de rebeldia, e que teve como inspiração os cantores Prince e David Bowie.

pantone3

E todo ano é assim, chega dezembro e a Pantone anuncia qual será o principal tom para o próximo ano. Em 2017 foi a vez do verde Greenery, que teve como influência a natureza, e em 2016, pela primeira vez, não uma, mas duas nuances reinaram, o azul Serenity e o rosa quartzo (que acabou se tornando o tão falado rosa millennial).

pantone1

Mas há quem se pergunte: quem define essas cores e como é feita essa escolha? A Pantone é a principal empresa identificadora de tons das indústrias do design, arte e moda. Para cada cor, a empresa elege um número e um nome, mais tarde trabalhados pela Pantone Color Institute, divisão responsável pelas tendências das próximas temporadas.

pantone4

Foi 1999 o ano que ganhou a primeira nuance, o azul cerúleo, que marcou a chegada do novo milênio. Desde de então a Pantone possui uma junta de profissionais de diversas áreas, como antropologia e psicologia, que definem a cor do ano seguinte. O objetivo é escolher um tom que tenha a ver com o contexto do que está por vir.

pantone6

Para 2017, por exemplo, o verde Greenery representa um recomeço. Após um período conturbado em diversos âmbitos mundiais, a ideia foi buscar ar puro e inspiração no meio ambiente.

Já 2018 será marcado por transformações e certa ousadia. Por isso a escolha do violeta.

Imagens: reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *