Plus size: uma oportunidade de negócios



25 de maio de 2017
por: Marcela Leone

Fique de olho neste segmento que n√£o para de crescer no Brasil

Fashion Weekend Plus Size 2017

Fashion Weekend Plus Size 2017

Comportamento
Uma das principais quest√Ķes a se levar em considera√ß√£o em rela√ß√£o¬†a moda plus size √© que ela n√£o se limita apenas ao conceito de tamanhos maiores, e sim de diferentes tipos corporais. Esse √© um dos principais problemas entre as ofertas encontradas no mercado e que trazem insatisfa√ß√£o para o consumidor. A modelagem das pe√ßas e a est√©tica dos produtos precisam estar em sintonia, e serem pensadas para, al√©m de serem funcionais e confort√°veis, conterem informa√ß√Ķes de moda e tend√™ncias que enalte√ßam a auto-estima desse p√ļblico.

Pensando nisso, √© importante lembrar de nomes que vem movimentando a ind√ļstria e pregando uma filosofia de aceita√ß√£o corporal adotada por um n√ļmero cada vez maior de mulheres. Personalidade como a modelo Ashley Graham, e blogueiras como a brasileira Ju Romano e a francesa St√©phanie Zwicky, s√£o apenas alguns exemplos de mulheres que lutam para quebrar os padr√Ķes de beleza irreais e provam que √© poss√≠vel estar acima do peso e se sentir confort√°vel com isso.

Ashley Graham | Ju Romano | Stéphanie Zwicky

Ashley Graham | Ju Romano | Stéphanie Zwicky

Sa√ļde
Mundialmente, segundo a World Health Organization, mais de 1.9 bilh√Ķes de adultos estavam acima do peso em 2014. Aqui no brasil, a partir de dados do IBGE e do Minist√©rio da Sa√ļde, descobriu-se que 60% da popula√ß√£o brasileira est√° acima do peso. Em SP, por exemplo, s√£o 55,3%, sendo que destes, 21,2% est√£o obesos, n√ļmeros aproximadamente 10% maiores que 10 anos atr√°s. O aumento da concentra√ß√£o nos centros urbanos, rotina acelerada e stress s√£o alguns dos elementos que colaboram para o aumento dessas estat√≠sticas, fazendo com que a popula√ß√£o descuide da alimenta√ß√£o e da pr√°tica de exerc√≠cios f√≠sicos.

Mercado internacional
Ao falarmos em neg√≥cios, atrav√©s das estimativas do NPD Group, o mercado plus size movimenta cerca de $17,5 bilh√Ķes anualmente. Por isso, diversas marcas j√° v√™m se posicionando dentro desse mercado. Como j√° vimos aqui na plataforma, a temporada de inverno 2018 contou com uma s√©rie de marcas trazendo o plus size presente em suas cole√ß√Ķes, como Christian Siriano e Michael Kors. Grandes confec√ß√Ķes como a Violeta by Mango, Eloquii e Junarose s√£o respons√°veis por trazer a combina√ß√£o de est√©tica atual com fits que valorizam a silhueta, e vem caindo no gosto do p√ļblico. Outras representantes do mercado internacional, como Forever 21, Nike e Asos vem ganhando destaque ao quebrarem tabus nas campanhas que valorizam e emponderam o p√ļblico feminino.

Violeta by Mango | Eloquii | Junarose

Violeta by Mango | Eloquii | Junarose

 

Forever 21 | Nike | Asos Curve

Forever 21 | Nike | Asos Curve

E o Brasil?
Apesar disso, aqui no Brasil, a realidade ainda √© outra. Segundo o IBGE, apenas 18% das lojas no pa√≠s ofertam, em seu mix de produto, tamanhos grandes. Sendo que dessas, apenas 3,5% tem seu foco em moda acima do 42. Em contrapartida, segundo a Associa√ß√£o Brasileira do Vestu√°rio (Abravest), o mercado plus size cresce 6% anualmente e movimenta cerca de R$ 5 bilh√Ķes.

Alguns dos grandes nomes do varejo nacional j√° est√£o atentos a essa demanda, como Renner, C&A e Marisa, que contam com produtos voltados para o segmento, por√©m sem se prender a produtos b√°sicos e simples. √Č importante destacar ainda que o investimento no plus size n√£o se limita apenas ao vestu√°rio, compreendendo tamb√©m os segmentos de lingeries e moda praia.
1 - Renner | 2 - C&A | 3 - Marisa

1 – Renner | 2 – C&A | 3 – Marisa

Dicas
Pensando em tudo isso, separamos algumas dicas para você que pensa em investir nesse mercado, e que podem ajudar a alavancar os negócios:
– Pense criativamente na hora de criar um mix de produto plus size. Evite pe√ßas consideradas “b√°sicas” e cl√°ssicas, e invista em propostas com informa√ß√Ķes de tend√™ncias atuais;

– Entenda o p√ļblico e instrua seus vendedores em formas de atendimento que valorizem a experi√™ncia de compra. Pequenas indelicadezas na hora de lidar com o cliente podem quebrar o clima e deixar uma m√° impress√£o da marca;

РInvista em campanhas que reforcem mensagens positivas e de aceitação em relação ao corpo;

– Participe de eventos voltados ao segmento, como o¬†Fashion Weekend Plus Size, que re√ļnem dezenas de marcas especializadas e s√£o √≥timas fontes de informa√ß√£o sobre o mercado;

РA internet tem sido um recurso essencial quando falamos no segmento plus size. Por isso, a criação de lojas online ou até mesmo blogs, que possam difundir o objetivo da marca e apresentar produtos, podem ser alternativas interessantes para alavancar os negócios;

Fonte: UseFashion | Fotos: reprodução

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