O VAREJO PRECISA PRESTAR ATENÇÃO NO MUNDO MOBILE



13 de março de 2017
por: Marcela Leone

As compras por dispositivos móveis só crescem, mas os consumidores apontam obstáculos desse canal que deveriam ser investimentos prioritários das marcas

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A presença dos canais digitais é bastante importante na vida dos consumidores brasileiros – principalmente o mobile. Conforme aponta a pesquisa Total Retail, realizada anualmente na PwC, a proporção de pessoas que utiliza o uso de smartphones para compras pelo menos uma vez ao mês cresceu de 15% para 31%. A loja física, ainda a principal opção do público, foi citada por 55% dos respondentes (em 2013, o número era citado por 70%).

Gráfico: Fernanda Pelinzon, Grupo Padrão | Fonte: PwC

Gráfico: Fernanda Pelinzon, Grupo Padrão | Fonte: PwC

Esse comportamento destaca duas vertentes claras: a comodidade buscada pelo público, já que o smartphone está com o cliente praticamente o tempo todo, e a própria evolução tecnológica dos dispositivos, que estão cada vez melhores”, analisa Ricardo Neves, sócio da PwC e especialista em varejo e consumo. Mesmo os tablets, que em dado momento tinham uma maior adesão, atualmente perdem para os celulares.

Conectados
A adesão às compras online entre os brasileiros é um fenômeno que fica até mesmo acima da média global. Enquanto 75% dos entrevistados do Brasil têm três ou mais de experiência comprando virtualmente, globalmente esse número é de 64%. Com relação a frequência, 39% dos respondentes apontam consumir online mensalmente, enquanto a média global é de 34%.

As compras, porém, são preferencialmente feitas pelo computador. Os smartphones, nesse sentido, se destacam como uma ferramenta de comparação de preços e pesquisa de produtos – comportamento que também fica acima da média global.

A maior preocupação nacional com relação às compras mobile é a segurança de seus dados. 64% dos respondentes concordam que têm receio de ter suas informações roubadas ao utilizar o smartphone para compras.

Mesmo assim, um ponto merece destaque: quando questionados sobre os obstáculos gerais que enfrentam na hora de realizar as compras no mobile, o quesito ‘sites para dispositivos móveis não são fáceis de usar’ fica sensivelmente acima do receio sobre a segurança. Em tempos de mobile first, o varejo não pode correr esse risco.

Os obstáculos para o uso do canal mobile para compras

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Total Retail, PwC

Fonte: NoVarejo | Imagens: reprodução 

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