O futuro da moda: você está preparado?



15 de fevereiro de 2018
por: Marcela Leone

robson-marcus

* por Robson Marcus Wanka

Nos √ļltimos anos, muitas carreiras profissionais passaram por mudan√ßas. Algumas se adequaram aos novos tempos, outras sofreram transforma√ß√Ķes radicais, outras tantas foram extintas e muitas outras ainda surgir√£o. O mundo da moda passa por uma verdadeira revolu√ß√£o.

A 4¬™ Revolu√ß√£o Industrial, para ser mais espec√≠fico, que j√° bate √† nossa porta e nos mostra que a conectividade √© a chave para o futuro. Com a explos√£o de tantas novidades, os profissionais do setor t√™m buscado especializa√ß√Ķes cada vez mais direcionadas √† tecnologia, o que vem atropelando quem insiste em se manter parado no tempo.

A Confecção 4.0 é a grande novidade que marca a integração entre os espaços físico e virtual, os consumidores, os produtos, as máquinas, os softwares, os sistemas produtivos e a cadeia de fornecimento. Isso significa a produção de uma roupa cada vez mais personalizada e exclusiva, feita com a ajuda de diversos componentes tecnológicos.

Mas, diante de tanta robotização, sobra espaço para a interferência humana? Sim! E muito! Mão de obra específica para atuar na programação e no desenvolvimento de tais componentes ainda é escassa. Precisamos de cabeças pensantes para inovar e fazer com que todos esses equipamentos trabalhem em harmonia.

J√° h√° no mercado cursos de forma√ß√£o de profissionais capazes de projetar a ind√ļstria do futuro em empresas de confec√ß√£o, vestu√°rio e t√™xtil, seguindo os moldes da Confec√ß√£o 4.0. O objetivo √© torn√°-los especialistas capazes de integrar tecnologias, gerando processos industriais mais eficientes, produtivos e sustent√°veis.

Como dito anteriormente, a chave para o futuro é a conectividade e a integração de todo o processo produtivo. Além de levar inovação às empresas e ao mercado como um todo, a conectividade vai reduzir custos com mão de obra e tempo de trabalho, ao mesmo em tempo que deve favorecer maiores ganhos.

√Č importante ressaltar, portanto, que o mercado da moda vai buscar cada vez mais novos profissionais que saibam lidar com a tecnologia, que sejam capazes de alimentar a ind√ļstria com modernas ideias e, principalmente, que passem a atuar de acordo com as necessidades reais desse novo mercado. At√© porque o p√ļblico j√° vem mudando a forma de consumir.

N√£o h√° mais tempo para sair em busca da roupa perfeita enquanto se experimenta uma infinidade de pe√ßas. A consci√™ncia ambiental e a preocupa√ß√£o com o desenvolvimento sustent√°vel tamb√©m come√ßam a fazer parte do cotidiano dos consumidores. Assim, os profissionais da moda precisam embarcar logo nessa nau futur√≠stica, se quiserem se manter no mercado daqui a alguns ‚Äď poucos ‚Äď anos.

(*)Robson Marcus Wanka é gerente de Educação do SENAI CETIQT; formado em Engenharia Industrial Elétrica, com mestrado em Metrologia Científica e Industrial. Possui 20 anos de experiência em empresas multinacionais e nacionais de grande porte dos segmentos de tecnologia, infraestrutura, energia, educação e consultoria. Coordenou o projeto de implantação no SENAI CETIQT da primeira Planta Industrial de Confecção 4.0 do Brasil.

Foto: reprodução

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