Messenger do Facebook vai usar realidade aumentada para facilitar as compras



2 de maio de 2018
por: Marcela Leone

O aplicativo Messenger do Facebook lançou um recurso de realidade aumentada na terça-feira  (1) para permitir que as pessoas vejam os produtos que estão comprando. A novidade promete atrair potenciais anunciantes.

REUTERS/Joshua Roberts

REUTERS/Joshua Roberts

Embora os aplicativos de mensagens dos smartphones não exibam anúncios, o Facebook afirmou que publicar anúncios às pessoas (1,3 bilhão) que usam o Messenger será uma parte importante do crescimento da receita da empresa a longo prazo.

As empresas de tecnologia do Vale do Silício estão investindo cada vez mais em realidade aumentada, uma mistura dos mundos real e digital, como no jogo Pokemon Go.O Facebook vai lançar, em uma conferência de tecnologia que começa na terça-feira, um novo kit de ferramentas para desenvolvedores de software para criar recursos de realidade aumentada.

David Marcus, diretor do aplicativo Messenger do Facebook, disse em uma entrevista que os compradores poderão visualizar e potencialmente testar produtos que os anunciantes disponibilizarem. A Sephora é uma das primeiras empresas que usarão o recurso, e permitirá que as pessoas experimentem os cosméticos virtualmente.

Recursos semelhantes de realidade aumentada se proliferaram nos aplicativos de varejistas como Amazon.com e Ikea, possibilitando às pessoas visualizarem como uma torradeira ou um sofá ficariam em um ambiente.

O Facebook, a maior rede social do mundo, incentiva as empresas a usarem o Messenger para conversar com os consumidores, às vezes para o atendimento ao cliente. Ter empresas usando o Messenger ajuda a publicidade do Facebook, segundo Marcus.

Os profissionais de marketing podem inserir anúncios diretamente no serviço, e o Facebook vende anúncios no Feed de notícias que é conectado ao Messenger. O Messenger e o Feed de Notícias criam um ciclo de feedback “volante” para a vendas de anúncios, segundo Marcus.

Quatro empresas participam do lançamento: a empresa de eletrônicos Asustek Computer Inc, a montadora Kia Motors Corp, a empresa de roupas Nike Inc, e a Sephora, unidade da LVMH Moet Hennessy Louis Vuitton SE.

O WhatsApp, outro serviço de mensagens do Facebook com mais de 1 bilhão de usuários, descartou as publicidades. O co-fundador do WhatsApp, Jan Koum, disse na segunda-feira que está saindo da empresa. Segundo o Washington Post, ele estaria fazendo isso em parte após  conflitos em relação à publicidade, que ele se opõe.

Marcus disse não estar preocupado que os anúncios desativem os usuários do Messenger. Segundo ele, as pessoas devem poder optar por conversar com uma empresa no serviço. “As pessoas acham útil”, diz ele.

O Messenger está tentando atrair empresas de outras maneiras, como “bots” automáticos de bate-papo que respondem às consultas dos clientes. Existem 300 mil bots no Messenger, três vezes mais do que há um ano, diz Marcus.

Fonte: Fashion Network | Fotos: reprodução 

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