A narrativa por trás do fashion show da Victoria’s Secret



5 de novembro de 2015
por: Marcela Leone

fashion-show-desfile-victorias-secret-4

Quem trabalha ou é fã do segmento de lingerie com certeza está antenado no próximo fashion show da Victoria’s Secret, desfile da marca que acontece no dia 08.12, em Nova York.
A atração é uma das mais famosas do universo da moda, tendo picos de audiência na TV americana por apresentar os lançamentos da grife de moda íntima unindo-as às armas do entretenimento: modelos estreladas e show dos principais artistas do momento.

Quando o assunto é marketing, a VS é uma das marcas que mais sabe explorar estratégias para criar desejo em seus produtos. E o fashion show, claro, é uma delas. O evento, que completa 20 anos nesta edição, nasceu em 1995 com as modelos Veronica Webb e Stephanie Seymour na passarela.

A ideia inicial, porém, é que o desfile fosse uma espécie de vitrine dos lançamentos de Dia dos Namorados, celebrado no Hemisfério Norte no dia 14 de fevereiro. Na época, a apresentação não era televisionada.

Quando estreou, a marca também não possuía as tais angels — nomenclatura inventada pela própria VS. Foi só em 1998, durante o quarto desfile anual da grife, que a ideia surgiu quando Tyra Banks apareceu usando um par de asas.

Foi em 2000 que a label explorou pela primeira vez o sutiã-joia na passarela (ele existe desde 1996). Batizado de Fantasy Bra, o primeiro modelo foi carregado por Heidi Klum e composto de diamantes e safiras rosas, a peça foi avaliada em 12,5 milhões de dólares.

É a partir de 2001 que o evento passa a ser transmitido via TV e começa a ser realizado mais próximo das festas de fim de ano, além de também ter sido a primeira vez que o fashion show teve atração musical, com show de Mary J. Blidge, e ganhou características de espetáculo, mais parecido com o que vemos atualmente.

Além de Nova York, o evento já esteve em outras cidades: como Miami, Los Angeles, Cannes e por último Londres, em 2014. Já os “anos dourados” dos desfiles aconteceram entre 2002 e 2007, quando a marca reunia nomes como Gisele Bündchen, Tyra Banks, Heidi Klum, Alessandra Ambrosio e Adriana Lima (as duas últimas ainda fazem parte do casting da marca).

Em 2007, a marca ganhou até estrela honrosa na calçada da fama em Los Angeles. E em 2009 o evento foi marcado por um concurso em busca da mais nova angel da VS – “Victoria’s Secret Model Search”. A vencedora foi a modelo Kylie Bisutti.

A edição de 2015 é marcada por modelos-celebridades, com as amigas Gigi Hadid e Kendall Jenner na passarela, e polêmicas: de acordo com alguns sites, Rihanna teria cancelado sua participação justamente por Kendall ter sido inclusa ao casting. Teve ainda tuíte-barraco, com a top Jourdan Dunn se referindo à marca como BS (bullshit, em inglês, uma porcaria) em um trocadilho com VS. Jourdan também anunciou que não subirá mais a passarela.

Veja também:

VICTORIA’S SECRET FASHION SHOW PERDE RIHANNA, MAS GANHA KENDALL JENNER

VICTORIA’S SECRET REVELA ANGEL QUE DESFILA FANTASY BRA EM 2015

CANDICE SWANEPOEL REVELA DOIS DE SEUS LOOKS DO DESFILE DA VICTORIA’S SECRET

 

Fotos: reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *