3 erros do varejo na integração do digital com o físico



21 de dezembro de 2017
por: Marcela Leone

Conheça os erros que as empresas do setor do varejo estão cometendo ao fazer a integração entre o ambiente on-line e as visitas às lojas físicas

online

O¬†n√ļmero de pessoas que usam o¬†smartphone para procurar por lugares e produtos na regi√£o onde est√£o chega a 76%. Essas pessoas visitam um estabelecimento para olhar o que querem num intervalo de 24 horas. Entre essas, apenas 28% realizam uma compra. Os dados s√£o da pesquisa ‚ÄúDi√°rio digital: como suprir necessidades de consumo imediatamente‚ÄĚ, de maio de 2016.

Jeremy Hull, vice-presidente de inova√ß√£o da IProspect, uma das maiores ag√™ncias de marketing digital do mundo, disse ao portal think with Google quais os tr√™s mitos do ‚Äúonline to store‚ÄĚ que prejudicam a maneira como o varejo capta o consumidor pelos canais digitais e leva at√© suas lojas para converter em vendas.

Erro 1: Separar as performances no on-line e no físico

As estrat√©gias para os canais f√≠sicos devem levar em conta n√£o s√≥ os dados relacionados √†s lojas, mas tamb√©m ao meio digital. ‚ÄúConseguimos provar (aos varejistas) que eles est√£o menosprezando um grande segmento de sua base de clientes que usa a internet para obter mais informa√ß√Ķes sobre as lojas f√≠sicas‚ÄĚ, diz Hull.

Para o executivo, a grande dificuldade de otimizar essas informa√ß√Ķes √© porque as equipes que cuidam das m√©tricas do on-line e do f√≠sico costumam trabalhar separadas.

Erro 2: Agir só depois de ter todos os dados

Esperar ter todos os dados para tomar a√ß√Ķes pode ser um problema para a efici√™ncia da empresa. √Č preciso sair dessa conforto de s√≥ operar diante de m√©tricas perfeitas e completas.

O especialista garante que √© natural que as m√©tricas sejam imperfeitas e que gerem extrapola√ß√Ķes, principalmente nas lojas f√≠sicas,. ‚ÄúQualquer tentativa de mensurar o fluxo do¬†online¬†para o¬†offline¬†ir√° exigir extrapola√ß√Ķes, especialmente se respeitarmos a privacidade do usu√°rio, permitindo que as pessoas liguem e desliguem o rastreio de localiza√ß√£o em seus¬†smartphones‚ÄĚ, pondera Hull.

Erro 3: Crer que testes s√£o arriscados

‚ÄúAs marcas precisam aprender a romper a ordem‚ÄĚ, diz Hull. Para isso, precisam arriscar, testar e desvelar os erros ou inefici√™ncias. N√£o √© incomum empresas evitarem o saber porque ele traz alguns traumas e des√Ęnimos ao mostrar que aquilo que se¬†imaginava fazer¬†de maneira correta √© o ponto fraco da opera√ß√£o. Para mudar, √© preciso que os erros sejam colocados √† luz.

Fonte: NoVarejo | Foto: reprodução 

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