13% DOS PAULISTANOS PRETENDEM GASTAR MAIS DO QUE ANO PASSADO



6 de outubro de 2017
por: Marcela Leone

Indice de intenção de consumo de setembro cresce na comparação anual, mas se mantém estável quando comparado a agosto deste ano. Veja

consumo-cresce-paulistano

O paulistano quer comprar mais. É o que demonstra a alta de 13% em setembro do índice que mede a intenção de consumo do Estado de São Paulo, feito pela FecomercioSP. A base comparativa é setembro de 2016.

A comparação mensal do mesmo índice, no entanto, se manteve estável em relação a agosto deste ano, quando registrou aumento de 0,1%.

Destaques

O indicador que o consumidor avalia as condições do emprego atual cresceu 8,8% em um ano e aumentou 1,7% na comparação mensal. Já a perspectiva profissional diminuiu 3,9% em um ano e caiu 1% quando comparado a agosto de 2017.

A avaliação de nível de consumo atual cresceu 31,1% em relação a setembro do ano passado e 1,1% na comparação mensal. O índice que prevê a perspectiva de consumo cresceu 26,7% em um ano e 1,8% no último mês.

Pessimismo

O monitoramento mostra ainda que os consumidores estão ficando mais otimistas. A quantidade de entrevistados que pretendem gastar menos nos próximos meses do que gastou ano passado caiu de 58% para 47%.

Em relação ao gasto atual, 60% disse que está inferior ao ano anterior contra os 67% registrados em 2016.

Intenção

O índice que prevê a intenção de consumo entre as famílias com renda abaixo de salários mínimos cresceu 11,2% esse ano em relação ao ano passado, mas caiu 0,8% quando comparado a agosto.

Já as famílias mais ricas a intenção de consumo cresceu 18% em um ano e 2,3% em um mês.

Fonte: NoVarejo | Foto: reprodução 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *