10 MARCAS MAIS IMPORTANTES PARA OS CONSUMIDORES BRASILEIROS



3 de outubro de 2017
por: Marcela Leone

Estudo desenvolvido pela Ogilvy analisou 50 marcas internacionais e nacionais e considerou a opinião de mais de 2 mil pessoas para chegar à essa lista

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Entender quais marcas são mais importantes para os consumidores e a justificativa para essas escolhas é fundamental para as empresas. Por isso são feitos estudos que giram em torno desse tema. Um exemplo disso é uma pesquisa feita pela Ogilvy no primeiro trimestre de 2017, com 2029 entrevistas.

Para que pudesse alcançar os resultados, a Ogilvy conversou com pessoas das classes A, B e C, dos gêneros feminino e masculino, com idades variando entre 18 e 64 anos. Ao todo, avaliou 50 marcas nacionais e internacionais.

De acordo com Daniel De Tomazo, diretor-geral de planejamento da Ogilvy Brasil, que comandou o estudo no pa√≠s, as primeiras pesquisas come√ßaram a ser feitas pela Ogilvy fora do Brasil e, depois, a metodologia foi adotada por aqui. ‚ÄúO objetivo √© id√™ntico: entender quais s√£o as marcas mais importantes para os consumidores, o que as faz importantes e o que a ag√™ncia pode aprender com isso‚ÄĚ, explica. O estudo identificou ainda que, no Brasil, as marcas importam menos do que em outros pa√≠ses emergentes, mas mais do que em mercados mais maduros.

Al√©m disso, h√° in√ļmeros atributos que conferem import√Ęncia √†s marcas. Ap√≥s a resposta dos entrevistados √† pergunta: ‚Äúque marca realmente importa para voc√™?‚ÄĚ, a Ogilvy chegou aos cinco principais fatores: Confian√ßa, Imagem, Empoderamento, Fazer e Tradi√ß√£o. Desses, ‚ÄúFazer‚ÄĚ √© o que apresenta maior gap entre a expectativa (representada pela import√Ęncia declarada do atributo) e a realidade (performance m√©dia das marcas no atributo) ‚Äď 21% ante 17%, respectivamente. A partir disso, a ag√™ncia chegou a um ranking de marcas.

Confira o TOP 10:

1. Google
2. Facebook
3. Natura
4. Havaianas
5. Netflix
6. O Boticário
7. Samsung
8. Nestlé
9. Apple
10. Nike

Além disso, as marcas foram associadas aos atributos elencados no estudo. Veja como cada uma delas é identificada pelo consumidor:

Confian√ßa¬†‚Äď Natura, Netflix, Samsung, Nestl√©, Apple e Nike
Imagem¬†‚Äď Facebook, Havaianas, Netflix, O Botic√°rio, Samsung, Apple e Nike.
Empoderamento¬†‚Äď Natura, Havaianas, Netflix, O Botic√°rio, Apple e Nike
Tradi√ß√£o¬†‚Äď Natura, Havaianas, O Botic√°rio e Nestl√©
Fazer¬†‚Äď Google, Facebook e Samsung.

Para a Ogilvy, o estudo mostra que o Brasil tem muitas marcas fortes, reconhecidas por serem de confian√ßa, terem uma boa imagem ou at√© por empoderarem as pessoas. Contudo, ‚ÄúFazer‚ÄĚ √© o atributo mais desejado do momento e as marcas est√£o pouco associadas a ele ‚Äď sendo que elas devem fazer algo pelos consumidores na entrega de servi√ßos e produtos.

Fonte: NoVarejo | Foto: reprodução 

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