10 ATITUDES QUE PODEM IMPULSIONAR SEU NEG√ďCIO



4 de setembro de 2017
por: Marcela Leone

Confira os passos para colocar sua empresa em uma boa posição em tempos e crise, e o mais importante, mantê-la nessa posição, segundo especialista

cred: Shutterstock

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Nesse per√≠odo de instabilidade econ√īmica, de d√≥lar, infla√ß√£o e desemprego em alta, √© preciso que os empreendedores tenham atitudes que impulsionem os neg√≥cios. Mais desafiador do que alcan√ßar um lugar ao sol ainda, √© manter-se nele. Por isso, muitos empres√°rios est√£o adotando estrat√©gias mais criativas e inovadoras.

De acordo com Fábio Yamamoto, consultor e sócio da TIEX, empresa de consultoria e gestão corporativa, o segredo para chegar ao sucesso é aprender com os erros, e mesmo no meio da dificuldade, saber questionar as atitudes tomadas para se ter êxito no futuro. O que realmente importa? O que efetivamente deve ser feito para sair da crise mais fortalecido?

Confira as 10 dicas de Yamamoto sobre como aumentar a rentabilidade, melhorar a gestão e impulsionar o seu negócio.

1. Pense grande
‚ÄúPensar grande e pensar pequeno d√° o mesmo trabalho‚Ķ‚ÄĚ (Jorge Paulo Lemann). Pense grande, tenha metas agressivas, ter grandes aspira√ß√Ķes lhe dar√° a dimens√£o dos grandes desafios que voc√™ precisar√° enfrentar para fazer seu neg√≥cio prosperar e os desafios ser√£o igualmente grandes se voc√™ pensar pequeno.

2. Não estabeleça metas impossíveis
As metas precisam ser agressivas, mas realistas, o impossível só será alcançado passo a passo. Muitos empreendedores acabam perdendo a energia por estabelecer metas inatingíveis.

3. Motive seus colaboradores
Manter seus colaboradores motivados é fundamental para o sucesso do seu negócio, funcionários desmotivados significam menor produtividade, propaganda negativa e consequentemente prejuízos.

4. Vai chegar sua hora
Resili√™ncia, perseveran√ßa, persist√™ncia. Os desafios ser√£o in√ļmeros, enormes, e sem a capacidade de enfrentar as adversidades que surgir√£o ao empreender, dificilmente sua empresa ter√° sucesso. √Č preciso estar preparado para enfrentar as piores tempestades para aproveitar a bonan√ßa.

5. Cliente é a razão de tudo
Seu cliente √© a raz√£o de sua exist√™ncia! O empreendedor s√≥ come√ßa seu neg√≥cio porque em algum momento vislumbrou um potencial mercado ou cliente a ser atendido, mas n√£o se trata aqui da velha m√°xima ‚Äúo cliente sempre tem a raz√£o‚ÄĚ, e sim de cativar seu cliente, fidelizar seu cliente. Como? Atrav√©s da excel√™ncia no seu produto ou servi√ßo, entender que muitas vezes a rela√ß√£o cliente-fornecedor vai al√©m do aspecto puramente comercial, pois envolve muitas vezes parceria e identifica√ß√£o.

6. Se Incomode, n√£o se acomode
O primeiro passo para o fracasso é achar que conquistou tudo, é ter a sensação de ter atingido o Olimpo. O que existe depois do topo? Por isso nunca imagine ter alcançado o topo, sempre é possível ir além, sempre é possível melhorar, aprimorar, manter a aquele pequeno desconforto de que é possível fazer mais. Se incomode, não se acomode.

7. Voc√™ ter√° in√ļmeros chefes
Um erro muito comum ao iniciar como empreendedor é o sonho de não ter chefe, na verdade, se você fizer tudo certo, você não terá apenas um, mas vários. Cada cliente será um chefe, você precisará ser seu próprio chefe, cobrar-se como executivo é importante, do contrário a acomodação, e consequentemente a ruína, poderá fazer parte do seu futuro como empreendedor.

8. Dividir para conquistar
O tempo √© o maior limitador ao crescimento, n√£o h√° obst√°culo imposs√≠vel de ser transposto durante o crescimento, exceto o tempo. Por isso multiplic√°-lo pode ser a √ļnica sa√≠da, e a √ļnica forma de fazer isso √© ter mais pessoas para compartilhar tarefas, responsabilidades e, claro resultados. Al√©m de ir atr√°s de profissionais qualificados para apoia-lo e auxiliar no crescimento da companhia, a possibilidade de ter novos s√≥cios n√£o deve ser descartada. Dividir o bolo n√£o deve ser encarado como algo negativo, como uma perda, pois o objetivo √© ter um peda√ßo menor de algo muito maior. Voc√™ prefere ter 100% de um bolo que vale R$ 1 milh√£o ou 10% de um bolo que vale R$ 100 milh√Ķes?

9. Pense de forma perene
Pensar de forma perene n√£o significa que a empresa vai existir por toda eternidade, mas vis√£o de longo prazo √© extremamente importante para que as decis√Ķes n√£o sejam baseadas √ļnica e exclusivamente visando resultados imediatos. Avaliar o impacto que as a√ß√Ķes presentes ter√£o sobre o futuro da empresa podem fazer a diferen√ßa. Inclusive, pode definir se vale a pena continuar o neg√≥cio ou n√£o.

10. Planejamento e mais planejamento
Planejar, planejar, planejar. Não significa que planejamento é a garantia de sucesso, mas a falta dele é garantia de fracasso. Mesmo os empreendedores que dizem ter construído seus negócios baseados em feelling planejam, ainda que de forma intuitiva. E para colocar todas essas atitudes em prática é necessário planejar. Planejar para estabelecer metas, planejar para saber como motivar seus colaboradores, planejar para definir estratégias. Planejamento tem que ser feito de forma criteriosa e deve ter utilidade, não ser feito apenas porque consta nos manuais de administração.

Fonte: No Varejo | Foto: reprodução 

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